O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, foragido na Espanha, construiu um estúdio de podcast em Madrid, localizado a apenas cinco minutos do Palácio Real. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O estúdio está equipado com um avançado sistema tecnológico e ferramentas para a transmissão de lives em alta definição.
O blogueiro está foragido no país europeu, onde mora com dois filhos. Em outubro do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou a sua extradição.
Moraes diz que Eustáquio publicou vídeos em redes sociais em que incita à prática de atos antidemocráticos favoráveis ao fechamento do Congresso e do STF, e que o bolsonarista permitiu em seu canal no YouTube que os aliados Zé Trovão e Weilington Macedo descumprissem ordem da Corte ao participarem de uma transmissão ao vivo para cobrar a destituição dos 11 ministros do STF.
As práticas são enquadradas nos crimes de ameaça, incitação à prática de crime, associação de quadrilha e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Eustáquio tem contra si um mandado de prisão temporária expedido por Moraes.
Além disso, Eustáquio é suspeito de cometer crime de corrupção de menores. A PF identificou que perfis e até vídeos de seus filhos menores de idade foram utilizados para atacar a expor dados pessoais do delegado da PF Fabio Shor e a Alexandre de Moraes, que conduziu os principais inquéritos envolvendo Jair Bolsonaro, como a investigação sobre tentativa de golpe de Estado.
Ainda segundo O Globo, o blogueiro acredita que pode ficar preso por até 48 horas se detido na Espanha, mas avalia que a Justiça Espanhola o soltará assim que tiver ciência de seu asilo político. Nesse caso, os filhos dele seriam levados a um orfanato, já que a mãe deles está no Brasil com passaporte retido.