O candidato petista à prefeitura de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju (SE), Danilo Segundo, continua fazendo campanha mesmo depois do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) ter barrado sua candidatura em primeira e segunda instância.
Segundo é genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se apresenta nas redes sociais como "Danilo de Lula". Ele tem uma candidatura "sub judice", mas pode receber votos nas urnas neste domingo, 6, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não julgar o caso até lá.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou a ação contra a candidatura de Segundo, levando em consideração que o candidato vive em união estável com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do presidente. O órgão destacou que a relação de Segundo e Lurian é pública e divulgada nas redes sociais.
O parágrafo sétimo do artigo 14 da Constituição diz que cônjuges e parentes até o segundo grau do presidente da República são inelegíveis, exceto se já ocuparem um cargo eletivo e concorrerem à reeleição. Danilo não se encaixa nessa exceção.
O petista diz ser namorado de Lurian há dois anos e que não moram na mesma residência, além da filha do presidente não ter domicílio eleitoral em Barra dos Coqueiros.
A defesa do candidato afirmou, em nota enviada à Coluna do Estadão nesta quarta-feira, 2, que recorrerá à decisão da Justiça Eleitoral sergipana no TSE.
"A defesa informa que apresentará o recurso ao TSE ratificando ainda que tem absoluta convicção de que Danilo e Lurian não convivem sob o regime de união estável, de sorte que não há qualquer óbice jurídico à candidatura de Danilo à prefeitura do município de Barra dos Coqueiros-SE".
Logo após a decisão da Justiça Eleitoral, o genro do presidente publicou um vídeo questionando os candidatos a razão de quererem levar a eleição para o "tapetão". "Eleição se ganha no voto, na vontade do povo. Vamos deixar que o povo da Barra dos Coqueiros decida", disse.Segundo, que concorre a chefia do Executivo da cidade de 44 mil habitantes com Airton Martins, do PSD e Alberto Macedo, do União Brasil, tem destacado sua proximidade com Lula na campanha e a apresenta como diferencial para aproximar a cidade com o Planalto.
"Danilo, eleito prefeito de Barra dos Coqueiros, vai ter uma parceria com o governo federal para que a gente possa aprimorar todas as políticas de inclusão social que nós temos no Brasil para transformar Barra dos Coqueiros em uma cidade mais humana, mais feliz e mais próspera", diz o presidente em publicação feita por Danilo no mesmo dia que o TRE-SE impugnou sua candidatura.