O governador Ibaneis Rocha gravou um vídeo para se desculpar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos atos terroristas praticados por golpistas na tarde deste domingo, 8, em Brasília. Vândalos invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Na gravação, o governador do Distrito Federal também citou Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, Arthur Lira, presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Ibaneis classificou como "inaceitáveis" os atos praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"O que aconteceu hoje na nossa cidade foi simplesmente inaceitável. Nós vínhamos monitorando desde a tarde de ontemm juntamente com o ministro [da Justiça] Flávio Dino todos esses movimentos que estavam chegando ao Distrito Federal. Conversamos de ontem pra hoje por várias vezes e não acreditávamos em momento nenhum que essas manifestações tomariam as proporções que tomaram", afirmou.
🇧🇷 AGORA: Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha pede desculpas ao presidente Lula pelas cenas de hoje.
"São vândalos, terroristas, que terão, de mim, todo o efetivo combate para que sejam punidos", disse o governador sobre os terroristas. pic.twitter.com/6gRnpCziWi
— Eixo Político (@eixopolitico) January 8, 2023
"São verdadeiros vândalos. Verdadeiros terroristas que terão de mim todo o efetivo combate para que sejam punidos", completou.
No final da tarde, Lula decretou a intervenção federal do Distrito Federal até o final de janeiro. Com isso, a União passa a ser responsável pela área de segurança pública do Estado.