Governo discutirá morte de vice do PT-PE em reunião

26 jan 2009 - 20h16
(atualizado em 27/1/2009 às 16h22)

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) divulgou nesta segunda-feira afirmando que buscará promover uma reunião com os governadores dos Estados da Paraíba e de Pernambuco para tomar todas as medidas necessárias para punir os responsáveis pelo assassinato do advogado e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, Manoel Bezerra de Mattos Neto. A SEDH quer aproveitar a ida das autoridades estaduais para Brasília, onde se reunirão com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O advogado, que também foi vereador da cidade de Itambé, em Pernambuco, foi morto na noite do último sábado na Paraíba.

Publicidade

Na nota, a SEDH destacou o trabalho do advogado na defesa dos direitos humanos e na denúncia de grupos de extermínio na Zona da Mata, norte de Pernambuco e na divisa do Estado da Paraíba. A secretaria disse estar acompanhando a apuração dos fatos e aguarda a punição dos responsáveis.

O ministro Paulo Vannuchi, da SEDH, solicitou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, a federalização das investigações, por entender que o caso envolve repercussão interestadual "e constitui gravíssima violação aos direitos humanos, cuja repressão e punição é compromisso do País, previsto em lei e tratados internacionais".

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se