Impasse leva Lula a adiar anúncio de 16 ministros; entenda

Anúncio seria feito hoje, mas foi adiado para quinta-feira, 29

28 dez 2022 - 13h29
(atualizado às 14h45)
Lula deve apostar em PPPs para construção de ferrovias
Lula deve apostar em PPPs para construção de ferrovias
Foto: Wilton Junior / Estadão / Estadão

O anúncio de 16 ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava previsto para esta quarta-feira, 28, foi adiado para quinta-feira, 29. Seriam anunciados também o novo presidente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, um impasse nas negociações com o MDB e União Brasil em torno da distribuição dos ministérios foi o motivo para o adiamento do anúncio. Isso porque os dois partidos devem ficar com cinco ministérios, sendo três para o MDB, e dois para o União Brasil.

Publicidade

No MDB, Simone Tebet será alçada ao Planejamento, Renan Filho ficará comTransportes e Jader Filho, com Cidades. No União Brasil, Elmar Nascimento é cotado para o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas encontra resistência do PT. A senadora eleita Dorinha Rezende também é citada para outra pasta.

De acordo com a reportagem do O Globo, Lula teria dúvidas sobre quantos votos o União Brasil consegue entregar na Câmara e no Senado, e por isso as negociações atrasaram. O partido elegeu 59 deputados federais e terá 10 senadores. Entre seus quadros, há nomes que irão se opor ao governo federal, como o senador eleito Sergio Moro.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações