Manifestantes vão às ruas à favor do impeachment

13 dez 2015 - 12h07
(atualizado às 14h58)
Ocupa Brasília em frente ao Congresso Nacional em Brasília, DF, neste domingo (13).
Ocupa Brasília em frente ao Congresso Nacional em Brasília, DF, neste domingo (13).
Foto: Charles Sholl / Futura Press

Vestidos com camisetas nas cores verde e amarelo, manifestantes se reúnem em Brasília a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Eles deixam neste momento o Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, rumo ao Congresso Nacional. Os manifestantes seguram faixas com frases pró-impeachment e há bonecos infláveis do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma.

A Esplanada dos Ministérios foi totalmente interditada para o trânsito de veículos, e homens da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal acompanham de longe o deslocamento dos manifestantes. A PM divulgou que entre 500 e 600 pessoas participam do ato, que começou por volta das 11h. A organização do protesto informa que ainda não têm uma estimativa de público. De acordo com a reportagem da Agência Brasil, há entre mil e 1,5 mil pessoas no local.

Publicidade

Do alto do carro de som, organizadores reclamaram que a mídia em geral não divulgou o ato nem deu apoio à manifestação e que o site do movimento Vem pra Rua ficou fora do ar ontem (12). O veículo segue pela Esplanada tocando marchinhas e paródias de músicas com críticas ao governo e à política fiscal.

Panfletagem

Paralelamente à manifestação, um grupo do movimento Frente Brasil Popular, que afirma representar o PT e cerca de 20 entidades, faz panfletagem na Torre de TV – um dos pontos turísticos mais movimentados da capital federal. O ato, que tem participação de poucas pessoas, é contra o impeachment da presidenta Dilma e o ajuste fiscal e pede a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Amanhã (14), aniversário da presidenta Dilma Rousseff, um grupo liderado pelo PT e por entidades que apoiam o governo organizam uma festa simbólica, em frente ao Palácio do Planalto, com direito a bolo e parabéns, para comemorar a data.

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações