Votação do processo rende piadas e comentários na web

18 abr 2016 - 12h20
(atualizado às 12h21)
A sessão encerrada com a autorização da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef durou quase dez horas
A sessão encerrada com a autorização da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef durou quase dez horas
Foto: Agência Brasil

Das 14h à meia noite deste domingo (17), o Brasil acompanhou pela televisão e nas ruas a votação que deu prosseguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A sessão do plenário começou na hora marcada, às 14h, com o discurso dos líderes de cada partido. O clima esquentou logo no começo, quando um grupo de deputados se incomodou com o excesso de pessoas atrás da mesa diretora e uma faixa contra o presidente da Câmara foi aberta.

Publicidade

Durante várias horas pouco mais de 500 deputados disseram os motivos pelo seu voto, mas muitas das palavras de ordem dos parlamentares geraram piadas e revoltaram os eleitores na internet.

Enquanto a maioria das emissoras da TV aberta optaram por derrubar sua grade para exibir os discursos, o SBT preferiu manter sua programação normal. O fato divertiu os internautas e a estratégia deu certo para Silvio, que ficou com o 2º lugar de audiência durante todo o dia.

Logo no começo da votação, outro placar histórico virou destaque nas redes sociais.

A comparação com o futebol foi um assunto recorrente. Para muitos, o clima da votação era comparado ao de uma torcida na Copa do Mundo.

Publicidade

Ao todo, 513 deputados tiveram a oportunidade de votar. Foram 367 votos a favor do impeachment, 137 contra, além de sete abstenções e duas ausências. Os parlamentares que votaram "pela família" incomodaram os internautas.

Os votos dos deputados mais populares do País também ganharam destaque nas redes. O voto de Tiririca foi tratado como um dos mais esperados, enquanto o do polêmico Jair Bolsonaro dividiu opiniões. Jean Willys, que cuspiu em Bolsonaro, também foi citado.

Outros personagens chamaram a atenção durante a votação, como os deputados "papagaios de pirata", que não saíram do alvo da câmera de TV.

Por fim, o clima de festa com o resultado das eleições lembrou outro dia bastante comemorado: o ano novo.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se