O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve receber na próxima semana pedidos de investigação sobre eventual participação dos governadores Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro, e Tião Viana, do Acre (PT), em casos investigados pela Operação Lava Jato, que apura denúncias de corrupção a partir da Petrobras. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, procuradores ainda avaliam se o caso é de solicitação de inquérito ou de abertura de sindicância.
Ainda segundo o jornal, as citações dos governadores estão na corte desde fevereiro, quando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, promoveu a cisão das delações. Janot manteve deputados e senadores no Supremo Tribunal Federal (STF) e enviou nomes de governadores ao STJ.
Os casos correm em sigilo e não há informações sobre o contexto das citações dos nomes dos dois governadores feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, delatores na Operação Lava Jato.
Procurado, Pezão afirmou nesta quinta-feira desconhecer a citação. Já a assessoria de Tião Viana informou que não vai falar sobre o tema e ressaltou que todas as doações à campanha do governador foram registradas.