O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) revelou em depoimento que a presidente Dilma Rousseff tentou interferir na Operação Lava Jato, segundo informações da revista Isto É que foram antecipadas pelo jornalista e também colunista da revista Ricardo Boechat em seu programa na rádio Bandnews FM. Delcídio prestou depoimento à PF (Polícia Federal) antes de ser solto em fevereiro.
De acordo com a publicação, a presidente teria conversado com auxiliares e nomeado para o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ministros que seriam favoráveis às teses dos advogados dos acusados. A iniciativa teria como objetivo ajudar empreiteiras e políticos alvos da força-tarefa.
Em depoimento, Delcídio afirmou ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também atuou para ajudar um dos investigados pela operação. Lula teria sido o articulador do encontro entre Delcídio e Bernardo Cerveró, o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. A gravação do encontro teria desencadeado a prisão do petista, em dezembro.