Uma mudança brusca nas condições do tempo foi registrada em Paraty (RJ) no momento em que o avião que transportava o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, se aproximava da região.
Embora ainda não seja possível relacionar a queda do avião à chuva, a situação climática poder ter influído no cenário, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.
De acordo com dados da Força Aérea Brasileira, o bimotor modelo King Air C90, da fabricante americana Hawker Beechcraft, decolou às 13h01 desta quinta-feira do Campo de Marte, em São Paulo.
Seu desaparecimento foi comunicado ao Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico às 14h05. O avião estaria sobre o mar próximo à cidade de Paraty, onde pousaria em um pequeno aeroporto.
Neste mesmo período - entre as 13h e as 14h -, estações meteorológicas instaladas na região registraram "uma mudança brusca nas condições do tempo", segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
A área de Paraty havia registrado chuvas durante a madrugada, mas amanheceu com tempo nublado. Entre as 13h e as 14h, começou a chover, em termos meteorológicos, de forma moderada. Foi registrada uma precipitação de 10,8 milímetros no período aproximado uma hora.
Além disso, o vento que soprava do nordeste, passou a soprar a 20 km/h do oeste para noroeste nesse curto período de tempo. A temperatura caiu de 29,5°C para 24°C na cidade, segundo a Climatempo.
Pilotos ouvidos pela BBC Brasil afirmaram que esse cenário pode ter influído na queda do avião.
Segundo eles, o fator que mais chama a atenção é o início repentino da chuva.
"Isso faz muita diferença, especialmente se o piloto estivesse voando no visual (sem o auxílio de instrumentos)", afirmou um piloto que opera no litoral do Rio de Janeiro, mas pediu para não ter o nome divulgado. "Quando você está voando sobre o mar e começa uma chuva assim, não dá para ver quase nada e o piloto pode ficar desorientado", afirmou.
O presidente da Associação Comercial de Paraty, Anderson Terra, confirmou que o tempo era ruim na hora provável do acidente. "Estava chovendo muito mesmo na cidade, o tempo estava péssimo."
Outro piloto ressaltou que, embora seja possível que a mudança climática repentina
possa ter influenciado na queda, é muito cedo para concluir qualquer coisa sobre o acidente.
Documentação
A documentação da aeronave da empresa Emiliano Empreendimentos estava em dia. Segundo os pilotos ouvidos pela BBC Brasil, o King Air é considerado um avião bastante seguro.
Os destroços da aeronave foram encontrados a cerca de dois quilômetros da costa de Paraty. O Corpo de Bombeiros e tripulações de diversos barcos pesqueiros e de turismo auxiliaram nas operações de resgate.
Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), quatro pessoas estavam a bordo da aeronave, entre tripulação e passageiros.
Zavascki morreu no acidente, o que foi confirmado por um de seus filhos, Francisco Zavascki. Até a publicação deste texto, não haviam sido divulgadas informações oficiais sobre as outras vítimas.
Terra disse que equipes de resgate instalaram flutuadores nos destroços do avião e que membros da Defesa Civil disseram que os corpos permanecem nos destroços.
Uma equipe de peritos do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, da FAB, está a caminho do local.