Ricardo Lewandowski é o principal candidato para suceder Flávio Dino no Ministério da Justiça. Embora outros nomes tenham surgido nas discussões entre ministros e assessores próximos a Luiz Inácio Lula da Silva, como Simone Tebet e Marco Aurélio de Carvalho, há quase um consenso de que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) possui o perfil ideal para o cargo.
Conforme informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, há um entendimento unânime de que, se a escolha for Lewandowski, Lula não optará por dividir o Ministério da Justiça para recriar o Ministério da Segurança Pública.
De acordo com a publicação, um assessor do presidente chegou a considerar a possibilidade de fazer o convite a Lewandowski até a próxima segunda-feira, antecipando-se à sabatina de Dino no Senado marcada para quarta-feira, 13. No entanto, oficialmente, nenhum nome será anunciado antes da conclusão da sabatina de Dino.
Recentemente, Lewandowski tem seguido o protocolo, afirmando que não recebeu convite. Em conversas sobre o assunto, a possibilidade de aceitar qualquer convite foi descartada.