Lula diz que Temer "perdeu credibilidade" e pede eleições já

27 jun 2017 - 10h43
Ex-presidente Lula pede novas eleições imediatas
Ex-presidente Lula pede novas eleições imediatas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (27) que o atual mandatário, Michel Temer, "convoque imediatamente" eleições diretas e deixe o cargo em Brasília.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Lula afirmou que o peemedebista "perdeu a credibilidade" após a delação de um dos donos do grupo JBS, Joesley Batista, que gerou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra ele por corrupção.

Publicidade

"O próprio Temer poderia pedir a antecipação das eleições e a gente poderia escolher antes de outubro de 2018 um novo presidente da República, um novo Congresso, para que o Brasil possa reconquistar a paz, a democracia e a credibilidade de governança que tanto o Brasil está precisando", disse o petista na entrevista.

No entanto, Lula defendeu que "como qualquer outro ser humano", Temer tem que ter o direito de defesa respeitado e que o processo contra ele tenha respaldo jurídico.

A fala de Lula vem um dia após outro ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, pedir a renúncia de Temer e a convocação de novas eleições em um artigo assinado no jornal Folha de S.Paulo.

Ao falar da perda de credibilidade, Lula lembrou da viagem internacional do presidente na última semana e destacou que o Brasil perdeu o protagonismo. "Ele foi recebido pelo diretor do aeroporto em Moscou e pelo terceiro vice-ministro em outro", ironizou sobre as chegadas de Temer na Rússia e na Noruega.

Publicidade

Questionado sobre um dos processos a que responde, o que envolve o "caso tríplex" e que deve ter a sentença anunciada a qualquer momento, Lula afirmou que "fez tudo" para provar sua inocência.

"Se tiver uma decisão que não seja a minha inocência, então não vale a pena ser honesto neste país", disse aos jornalistas.

Veja também

Janot apresenta denúncia contra Temer por corrupção passiva
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se