Lula diz que visita de Maduro é momento histórico e exalta parceria com Venezuela

Brasil havia cortado relações com o país vizinho durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

29 mai 2023 - 13h42
(atualizado às 14h33)
Lula diz que visita de Maduro é momento histórico e exalta parceria com Venezuela
Lula diz que visita de Maduro é momento histórico e exalta parceria com Venezuela
Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira, 29, que a visita do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao Brasil representa um momento histórico, após oito anos sem que ele viesse ao país.

Lula diz que visita de Nicolás Maduro é 'momento histórico' e chama Guaidó de 'impostor'
Video Player

"Depois de oito anos, o presidente Maduro volta a visitar o Brasil e nós recuperamos o direito de fazer política de relações internacionais com a seriedade que sempre fizemos, sobretudo com os países que fazem fronteira com o Brasil", disse Lula durante declaração à imprensa no Palácio do Planalto ao lado de Maduro.

Publicidade

O presidente também exaltou a relação entre Brasil e Venezuela, dizendo que o país latino-americano sempre foi um "parceiro excepcional".

Lula recebe Nicolás Maduro no Palácio do Planalto
Video Player

Critícas a quem reconhecia Guaidó como presidente

Segundo o Poder360, Lula também criticou quem reconhecia Juan Guaidó como presidente da Venezuela ao dizer que é um absurdo quem defende a democracia não reconhecer que Maduro teria sido “eleito pelo povo”.

“Eu briguei muito com companheiros sociais, democratas, europeus, com governos, com pessoas dos Estados Unidos. Eu achava a coisa mais absurda do mundo, para as pessoas que defendem a democracia, era as pessoas negarem que você era presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo, e o cidadão [Juan Guaidó] que foi eleito para ser deputado fosse reconhecido como presidente da Venezuela”, afirmou.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações