Lula fala em comprar 'alguns aviões' após problema com aeronave presidencial no México

Sem citar valores, presidente falou de problemas técnicos a bordo de aeronave presidencial no México como 'lição' para nova aquisição do governo brasileiro

11 out 2024 - 11h24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 11, que pretende comprar "alguns aviões" para o transporte de autoridades políticas em viagens oficiais pelo País. Em entrevista à rádio cereanse O Povo/CBN, o petista referiu-se ao episódio de turbulência a bordo da aeronave VC-1 como "uma lição" para a aquisição de uma nova frota de veículos aéreos.

Lula embarcou na aeronave presidencial na tarde de 1º de outubro com destino ao México. Após a decolagem, o avião começou a apresentar problemas técnicos. Foi necessário que a aeronave sobrevoasse o espaço aéreo mexicano por mais de cinco horas, a fim de gastar combustível para a realização de um pouso de emergência. O pouso foi realizado na Cidade do México, capital do país, e a comitiva com o presidente mudou de aeronave.

Publicidade

"Desse problema, nós tiramos uma lição. Nós vamos comprar não apenas um avião, mas é preciso comprar alguns aviões", disse Lula nesta sexta. "Vamos comprar um avião para o presidente da República, entendendo que a ignorância não pode prevalecer. Um avião para o presidente da República não é para o Lula, para o Fernando Henrique Cardoso, ou para (Jair) Bolsonaro. É um avião para instituição Presidência da República".

Sem citar valores, Lula fala em comprar 'alguns aviões' para transporte de autoridades brasileiras em viagens oficiais
Sem citar valores, Lula fala em comprar 'alguns aviões' para transporte de autoridades brasileiras em viagens oficiais
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações