O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou na manhã desta quinta-feira, 12, de uma nova videoconferência com ministros. A reunião ocorreu às 9h30, de acordo com a agenda, e contou com a participação dos ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), Celso Amorim (assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente) e Marco Aurélio Marcola (chefe do Gabinete Pessoal do presidente).
Em seu perfil no Twitter, Lula informou que tratou da situação das fortes chuvas em Santa Catarina, bem como da seca e das queimadas que afetam o Amazonas. Desde a quarta-feira, 11, a capital Manaus tem sido tomada por fumaça.
"Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo. Determinei aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras", disse Lula.
A reunião desta quinta-feira foi a quarta realizada com o grupo de ministros após o presidente ter se submetido a duas cirurgias - artroplastia de quadril e procedimento plástico nas pálpebras - no último dia 29. Lula despacha no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, desde então.
Por causa das cirurgias, a equipe médica do presidente recomendou que o petista não recebesse visitas por duas semanas. Diante disso, a previsão é que Lula volte a despachar presencialmente com os ministros na próxima semana.
O chefe do Executivo costuma expressar sua preferência por conversas presenciais.
Na segunda-feira, 16, o governo pretende fazer ações para marcar os 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos e o Dia Mundial da Alimentação.
Também há previsão de eventos em relação aos 20 anos do Bolsa Família, em 20 de outubro, e a entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida, também no dia 20.
De acordo com a Secom, Lula poderá participar por videoconferência desses compromissos públicos.