Lula nomeia para gabinete da Presidência advogado que trabalhou no escritório de Zanin

Luis Henrique Pichini Santos trabalhou na defesa do ex-presidente durante a Lava Jato

12 out 2023 - 17h26
(atualizado em 13/10/2023 às 16h38)
O advogado Luis Henrique Pichini Santos integrou a equipe de defesa de Lula na Lava Jato
O advogado Luis Henrique Pichini Santos integrou a equipe de defesa de Lula na Lava Jato
Foto: Reprodução

O advogado Luis Henrique Pichini Santos foi nomeado para o cargo de assessor do gabinete adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal da Presidência da República. A nomeação de Pichini, que trabalhou no escritório Teixeira Martins & Advogados, do agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira, 10.

De acordo com seu perfil nas redes sociais, Pichini trabalhou por pouco mais de quatro anos na empresa de advocacia de Zanin como advogado criminalista. Na época, o agora ministro do STF já era advogado de Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava Jato.

Publicidade

Esta não é a primeira nomeação do governo de pessoas que ajudaram Lula durante o período da Lava Jato. No final de setembro, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, liberou o agente da Polícia Federal Paulo Rocha Gonçalves Júnior para assumir o cargo na Presidência da República. O agente é conhecido como Paulão. Ele foi uma espécie de carcereiro do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto o petista estava preso na sede da PF em Curitiba.

Quem é Cristiano Zanin, novo ministro do STF Quem é Cristiano Zanin, novo ministro do STF

Paulão, como é conhecido, virou amigo e homem de confiança de Lula. Participou da equipe de segurança do petista na campanha de 2022 e, depois, no governo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se