Lula promete portas abertas, relação normal e recursos do BNDES a governadores

Presidente disse que o banco vai voltar a emprestar dinheiro para Estados e municípios

27 jan 2023 - 10h58
(atualizado às 11h09)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Mariana Greif

Na reunião com governadores na manhã desta sexta-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu portas abertas para eles e para os prefeitos, acenou com liberação de recursos via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras e também pediu a volta de uma relação de normalidade, com o fim da judicialização na política.

A reunião, uma das promessas de campanha do presidente, pretende ouvir dos governadores uma lista de projetos prioritários em cada Estado, para que o governo federal possa trabalhar em conjunto.

Publicidade

Em sua fala, Lula prometeu que o BNDES vai voltar a emprestar dinheiro para Estados e municípios, para financiar obras necessárias, e o que o Banco do Nordeste também voltará a atuar, no caso de governos da região que tenham espaço para contrair novas dívidas.

Lula prometeu ainda a volta a uma relação de normalidade, e afirmou que vai conversar com todos os governadores e prefeitos, independentemente do partido ou em quem votou na última eleição, e ressaltou que pretende trabalhar para que cada um dos Poderes volte a cumprir seu papel.

Acrescentou que tem falado com seus líderes para que se diminua a judicialização da política, com parlamentares apelando para o Judiciário cada vez que perdem uma questão no Congresso. "É preciso parar de recorrer a outra instância porque isso faz com que o Judiciário adentre o Congresso", afirmou.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações