Lula quer escolher pelo menos três dos ministros de Dilma

Ex-presidente planeja acompanhar mais de perto o próximo mandato da petista, de olho nas eleições de 2018

8 nov 2014 - 08h20
<p>Dilma sabe que Lula tem interesse direto no seu governo, devido a possibilidade do ex-presidente poder concorrer ao Planalto nas próximas eleições</p>
Dilma sabe que Lula tem interesse direto no seu governo, devido a possibilidade do ex-presidente poder concorrer ao Planalto nas próximas eleições
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja participar pessoalmente da indicação de pelo menos três dos ministros que devem compor o governo de Dilma Rousseff (PT) a partir do ano que vem. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a publicação, Lula já possui suas indicações para as pastas da Fazenda, Educação e Cidades. Em um encontro com Dilma, nesta semana, em Brasília, o ex-presidente teria recebido o aval para acompanhar de perto as iniciativas e os resultados dessas pastas, que ele acredita serem "fundamentais para o futuro governo".

Publicidade

Mesmo que durante o seu primeiro mandato, Dilma tenha se incomodado com as sugestões e pitacos de seu sucessor - por tentar construir uma imagem de independência - agora ela sabe que ele tem interesse direto no seu governo. Afinal, em 2018, Lula deve voltar a concorrer à Presidência da República.

"Esse governo não pode dar errado. Lula acompanhará bem de perto", explica um aliado do ex-presidente que também transita com liberdade no círculo de Dilma.

As decisões, no entanto, ainda vão depender da presidente e, se preciso for, haverá um embate. Um dos cargos que causará discussões será o de ministro da Fazenda. Isso porque Dilma quer o ex-secretário-executivo da pasta Nelson Barbosa, mas Lula prefere o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações