O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, e uma delegação de ministros do país que realiza uma visita ao Brasil.
O Instituto Lula, sem dar detalhes sobre as reuniões, confirmou à Agência Efe que Cabello e os ministros estiveram com Lula ontem. Hoje, eles realizaram um segundo encontro na sede da entidade fundada pelo ex-presidente.
Cabello e a delegação ministerial estiveram na terça-feira no município de Amparo, a cerca de 150 quilômetros de São Paulo, visitando indústrias de produção de carne de frango.
De acordo com a imprensa venezuelana, Cabello está no Brasil acompanhado dos ministros de Economia e Finanças, Rodolfo Marco Torres, e de Indústrias Básicas e Mineração, José David Cabello, e pelo presidente da Corporação Venezuelana de Comércio Exterior (Corpovex), Giuseppe Yoffreda.
Em seu perfil no Twitter, o presidente da Assembleia afirmou que está no Brasil "por instruções" do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e "trabalhando por e para a pátria".
O motivo da missão de alto nível ao Brasil é "impulsionar as alianças estratégicas", segundo a estatal Agência Venezuelana de Notícias (AVN), e tem o objetivo de "revisar os acordos bilaterais que ambas as nações mantêm na área econômica".
Com o encontro com líderes políticos e representantes do setor industrial brasileiro, a Venezuela pretende "garantir estratégias que contribuam para elevar a capacidade produtiva do país", indica a ANV.
O grupo venezuelano fica no Brasil até sexta-feira, tentando ampliar a cooperação nas áreas alimentícia, farmacêutica e hospitalar entre os dois países.