O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está recebendo nesta segunda-feira, 29, no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma reunião bilateral. O Brasil havia cortado relações com o país vizinho durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conforme a agenda de Lula divulgada pelo Planalto, a reunião privada com Maduro começou às 10h30, seguida de um encontro ampliado com início às 11h30, uma cerimônia de assinatura de atos às 12h30 e um almoço em homenagem ao venezuelano às 13h30.
Maduro desembarcou em Brasília na noite deste domingo, 28. Após essa reunião com Lula, ele participará da cúpula dos países sul-americanos, a Unasul, na terça-feira, 30, na capital.
Essa está sendo a primeira visita do presidente venezuelano ao Brasil desde 2015, época em que Dilma Rousseff ocupava o cargo de Presidente da República.
Durante o mandato de Jair Bolsonaro, foram rompidas as relações com Caracas, e o político não autorizou a entrada do líder venezuelano em Brasília. Após Lula ser eleito novamente ao cargo, os Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores revogaram a portaria que os dois órgãos assinaram em agosto de 2019 e que impediam a entrada do presidente da Venezuela no Brasil. (*Com informações do Estadão Conteúdo)