Mantovani admite à PF que houve 'entrevero' com filho de Moraes, diz defesa

Casal suspeito de hostilizar ministro do STF depôs nesta terça, 18, à Polícia Federal de Piracicaba

18 jul 2023 - 12h45
(atualizado às 18h38)

O advogado que defende o casal suspeito de agredir e hostilizar Alexandre de Moraes, Ralph Tórtima Filho, disse que, no depoimento desta terça-feira, 18, Roberto Mantovani Filho admitiu que houve um "entrevero", uma confusão envolvendo várias pessoas, com o filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no aeroporto internacional de Roma.

Roberto Mantovani Filho quando estava no aeroporto de Roma
Roberto Mantovani Filho quando estava no aeroporto de Roma
Foto: Reprodução/Jornal Nacional/TV Globo

"Ele (Mantovani) reconheceu que houve um entrevero com um jovem que estava no local e que esse jovem eles sequer sabiam quem era. Somente quando desembarcaram e foram abordados pela Polícia Federal no aeroporto é que tomaram conhecimento de que se tratava de um filho do ministro", disse Tórtima Filho em entrevista.

Publicidade

O depoimento de Mantovani, que começou por volta das 9h30, durou pouco mais de duas horas e meia. Em seguida, Andréia Munarão também foi ouvida pelo mesmo período. A PF também ouviu o filho do casal, Giovani, de 20 anos, por quase duas horas. Ele é testemunha do caso.

Segundo relato do advogado do casal, Mantovani e a mulher relataram que o começo da briga teria sido motivado apenas por conta de uma disputa por espaço na sala VIP do aeroporto de Roma. Roberto e Andreia Mantovani não conseguiram entrar pela falta de lugares disponíveis e teriam se incomodado ao ver o ministro passando com a família. "Para político tem lugar, para gente com criança, com idoso não tem", teria dito Andreia, segundo o advogado Tórtima Filho.

No domingo, 16, o empresário e corretor de imóveis Alex Zanatta Bignotto negou à Polícia Federal ter hostilizado ou agredido o ministro. Ele também prestou depoimento em Piracicaba. Roberto Mantovani é sogro de Alex Zanatta, e Andréia Munarão, mulher de Mantovani.

Imagens do aeroporto

A PF espera receber imagens gravadas pelo circuito interno de câmeras do aeroporto de Roma para ajudar a esclarecer o caso. As agressões a Moraes foram condenados pelo governo e também por autoridades do Judiciário.

Publicidade

Ao Estadão, Mantovani disse no domingo que a família foi abordada pela PF às 5h daquele dia quando chegou ao Brasil em um voo da Itália. O empresário, a mulher dele, Andreia, filhos, genro e netas passaram férias no País europeu.

Moraes estava acompanhado de seus familiares no aeroporto. O ministro retornava da Universidade de Siena, onde realizou uma palestra no Fórum Internacional de Direito.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações