Dentre os cenários possíveis para um segundo turno na corrida pela prefeitura de Porto Alegre, o candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), lidera nos cenários em que participa. Por outro lado, a candidata Juliana Brizola (PDT) é a que apresenta um dos menores índices de rejeição de todo o pleito, atingindo um total de 8,6% de acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Index. Maria do Rosário (PT) é o nome mais rejeitado entre os eleitores, amargando 46,6%.
Ainda de acordo com o levantamento, em diferentes cenários, Sebastião Melo conta com 46,5% e Maria do Rosário com 30,7% dos votos. Já em uma segunda hipótese, Melo teria 42,5% contra os 34,8% de Juliana Brizola. Em uma eventual possibilidade do pleito ser disputado entre Juliana e Maria, a candidata do PDT leva 36,2% de votos e a do PT 31,8%. Nos cenários levantados pela pesquisa, o candidato Felipe Camozzato (Novo) não teria atingido o número necessário de votos para o segundo turno.
Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 1,2 mil pessoas de forma presencial nos diferentes bairros de Porto Alegre, respeitando as quotas proporcionais, entre os dias 7 e 8 de agosto. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O número do registro da pesquisa é RS-05802/2024.