Michelle Bolsonaro ironiza Janja e diz que não quis ser primeira-dama 'viajante, turista'; confira

Mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro participou de encontro do PL Mulher, em Fortaleza, neste sábado

30 set 2023 - 18h48
(atualizado às 19h22)
Michelle Bolsonaro ironiza Janja e diz que não quis ser primeira-dama 'viajante, turista'
Michelle Bolsonaro ironiza Janja e diz que não quis ser primeira-dama 'viajante, turista'
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou neste sábado, 30, em Fortaleza, durante encontro estadual do PL Mulher do Ceará, que não quis ser uma "viajante, turista" durante os 4 anos de governo do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ironia de Michelle tinha endereço: a atual primeira-dama, Janja Lula da Silva, que comandou uma comitiva de autoridades em visita a regiões atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul na quinta-feira, 28, e tem acompanhado Lula nas diversas viagens internacionais do presidente.

"Eu cheguei como primeira-dama, eu já sabia, porque estava no meu coração, que eu não queria ser uma boneca de enfeite, ou uma viajante, turista. Não era isso que eu queria", disse Michelle Bolsonaro a dezenas de convidadas do encontro, que, em seguida, aplaudiram a mulher do ex-presidente.

Publicidade

A estadia de Janja sem Lula, no Rio Grande do Sul, durou menos de um dia. O presidente ficou em Brasília para a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Diferentemente do que chegou a dizer o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, em vídeo publicado nas redes sociais, a atual primeira-dama não anunciou medidas governamentais para a região mais atingida.

Durante o encontro no Ceará, Michelle Bolsonaro lembrou o período em que ela própria foi primeira-dama. A mulher do ex-presidente afirmou que quis "institucionalizar" seu trabalho voluntário quando chegou a Brasília e lembrou ter coordenado o programa "Pátria Voluntária". Em 2021, o Estadão mostrou que, naquele momento, o projeto havia gastado mais com publicidade do que em doações.

Michelle Bolsonaro tem percorrido o País para participar de encontros com mulheres e tratar de pautas caras ao Bolsonarismo, como "instinto maternal", aborto, drogas e outras "bandeiras conservadoras". Desde o início do ano, a presidente do PL Mulher já passou por Mato Grosso, Santa Catarina e Pernambuco. "Nós temos que nos posicionar", afirmou neste sábado. "Aquelas que irão se candidatar, o PL estará aqui para poder andar com vocês."

Na parte final do encontro, Jair Bolsonaro subiu ao palco e falou com as convidadas. O ex-presidente repetiu parte do discurso eleitoral do ano passado, apontando medidas de seu governo, e afirmou de forma enigmática. "Um dia, a verdade de 22 virá à tona, pode ter certeza disso", declarou, referindo-se às eleições.

Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi tornado inelegível, até 2030, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por 5 votos a 2, a Corte enquadrou o ex-chefe do Executivo, em junho, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em razão da reunião em que atacou as urnas eletrônicas diante de diplomatas.

Bolsonaro voltou a falar da vaquinha que recebeu de seus apoiadores durante o encontro em Fortaleza. O ex-presidente juntou mais de R$ 17 milhões em Pix, em 2023. "Se arrecadou muito mais do que precisava, se bem que as multas continuam", afirmou.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se