A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon se filiará ao PSB na próxima quinta-feira, em Salvador, e será candidata ao Senado pelo partido em 2014. Um convite para a cerimônia de filiação da ministra já foi enviado a colegas do Judiciário, além de advogados e amigos da magistrada. Calmon vai se filiar ao partido de Eduardo Campos um dia depois de se aposentar do STJ. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Eliana Calmon, nascida em Salvador, ficou conhecida em 1999 por se tornar a primeira mulher ministra do STJ. Em 2010, ela assumiu o cargo de corregedora nacional de Justiça, e voltou a atrair os holofotes por acusar a existência de "bandidos de toga" na magistratura.
Alguns membros do Judiciário criticaram a ministra por não ter apontado nomes dos supostos bandidos de toga. Agora, ela pretende esperar até quinta-feira para falar sobre seu futuro político. "Há muita gente zangada comigo pelo período que passei na corregedoria, por isso estou me reservando e só falarei sobre política a partir de quinta", disse Calmon.