Ministros do STF avaliam positivamente indicação de Dino para a Corte

Moraes, Fachin e Barroso comentaram a indicação feita pelo presidente Lula para o Supremo

27 nov 2023 - 16h13
(atualizado às 16h15)
Flávio Dino foi indicado pelo presidente Lula para ocupar uma cadeira no STF
Flávio Dino foi indicado pelo presidente Lula para ocupar uma cadeira no STF
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram positivamente a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira, 27, para que o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ocupe a cadeira deixada por Rosa Weber na Corte. Até o momento, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e o presidente do STF, Luis Roberto Barroso, comentaram o assunto.

Moraes se pronunciou em seu perfil no X (antigo Twitter), mencionando também a indicação de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República. O ministro elogiou a escolha dos nomes.

Publicidade

"O Presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito", escreveu.

Já Fachin e Barroso falaram sobre a indicação durante um evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Belo Horizonte. Em entrevista ao TV Migalhas, veículo jurídico, Fachin considerou Dino uma das melhores opções disponíveis para compor o STF.

"Trata-se de uma pessoa que carrega consigo a experiência da magistratura, a experiência como profissional de direito, como homem público e, certamente, essa experiência ao vestir a toga de juiz constitucional será convertida na atividade de guardião da Constituição, e portanto é uma indicação que da nossa parte é muito bem recebida", afirmou.

Por fim, o presidente da Casa, Luis Roberto Barroso, falou sobre a indicação de Dino pouco antes dela ser anunciada oficialmente por Lula. Ele também disse que o ministro será bem-vindo pela Corte.

Publicidade

"O ministro Flávio Dino foi um juiz federal de alta qualidade, foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, foi um governador bem avaliado, de modo que se for essa a escolha do presidente, ele vai ser muito bem-vindo no Supremo. Eu pessoalmente quero muito bem a ele", disse Barroso.

Paulo Gonet também foi elogiado por Barroso, com quem chegou a trabalhar junto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações