Moraes abre novo inquérito no STF contra Ibaneis e Anderson Torres

Decisão atende ao pedido feito pela PGR; inquérito também investigará Fernando Oliveira e Fábio Vieira, agentes das forças policiais do DF

13 jan 2023 - 12h07
Moraes abre novo inquérito no STF contra Ibaneis e Anderson Torres
Moraes abre novo inquérito no STF contra Ibaneis e Anderson Torres
Foto: Poder360

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um novo inquérito para apurar as condutas do governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres durante os atos criminosos do último domingo em Brasília. A decisão atende a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

“A omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com (a) a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal; (b) a autorização para que mais de 100 (cem) ônibus ingressassem livremente em Brasília, sem qualquer acompanhamento policial, mesmo sendo fato notório que praticariam atos violentos e antidemocráticos; (c) a total inércia no encerramento do acampamento criminoso na frente do QG do Exército, nesse Distrito Federal, mesmo quando patente que o local estava infestado de terroristas, que inclusive tiveram suas prisões temporárias e preventivas decretadas”, diz Moraes na decisão de abrir a nova investigação.

Publicidade

O novo inquérito também investigará Fernando Oliveira e Fábio Vieira, integrantes das forças policiais do DF. Eles eram responsáveis pela proteção da Esplanada dos Ministérios durante os ataques bolsonaristas no domingo,8. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações