Moraes diz que levará ao Congresso proposta de regulamentação das redes sociais

Ministro defendeu que plataformas deixem de ser consideradas empresas de tecnologia e passem a ser vistas pela lei como companhias de mídia

3 fev 2023 - 08h58
(atualizado às 09h55)
Ministro do STF Alexandre de Moraes durante coletiva de imprensa
Ministro do STF Alexandre de Moraes durante coletiva de imprensa
Foto: Adriano Machado

O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse nesta sexta-feira, 3, que o TSE pretende levar ao Congresso uma proposta para regulamentar as redes sociais, em busca de combater o que ele aponta como uma captura das plataformas por "populistas de extrema direita".

Em conferência empresarial organizada pelo Lide, grupo fundado pelo ex-governador de São Paulo João Doria, em Lisboa, Moraes também disse haver necessidade de instrumentos nacionais e internacionais para responsabilizar autoridades que "atacam a democracia por dentro" e para combater o "tráfico internacional de ideias contra a democracia".

Publicidade

Moraes defendeu, por exemplo, que as plataformas de redes sociais deixem de ser consideradas empresas de tecnologia e passem a ser vistas pela lei como companhias de mídia, podendo assim ser responsabilizadas pelo que publicam.

O ministro disse que quem tem coragem de publicar discurso de ódio também precisa ter coragem de ser responsabillizado por isso.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações