Moraes manda arquivar pedido de apreensão de passaporte de Eduardo Bolsonaro

Decisão vai contra pedido apresentado por parlamentares do PT

18 mar 2025 - 19h34
(atualizado às 19h50)
Moraes manda arquivar pedido de apreensão de passaporte de Eduardo Bolsonaro
Moraes manda arquivar pedido de apreensão de passaporte de Eduardo Bolsonaro
Foto: Reprodução/Getty Images

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o arquivamento do pedido de apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A notícia-crime tinha sido apresentada pelos deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG). 

A informação foi divulgada pelo jornal O Globo nesta terça-feira, 18. A decisão foi tomada após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestar contra a apreensão do documento. No texto, Moraes afirma que "o princípio do monopólio constitucional da titularidade da ação penal pública no sistema jurídico brasileiro somente permite a deflagração do processo criminal por denúncia do Ministério Público".

Publicidade

“Diante do exposto, acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e INDEFIRO OS PEDIDOS DE IMPOSIÇÃO DE MEDIDAS CAUTELARES e DEFIRO O ARQUIVAMENTO DESTA INVESTIGAÇÃO", conclui o ministro na decisão.

Segundo o pedido dos parlamentares do PT, Bolsonaro teria cometido crime contra a soberania do Brasil, além de tentar atrapalhar a investigação sobre uma suposta trama golpista ao apoiar um projeto para impedir o ministro de entrar nos EUA. 

No entanto, de acordo com Gonet, só haveria crime contra a soberania se ocorresse uma "negociação com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, com o fim de provocar atos típicos de guerra contra o País ou invadi-lo". 

Eduardo Bolsonaro afirma que vai pedir licença para ficar nos EUA

Mais cedo nesta terça-feira, o político anunciou que vai continuar nos Estados Unidos, onde está desde o fim de fevereiro, e pedirá licença do mandato parlamentar. Segundo ele, a licença é temporária e o motivo seria porque o passaporte dele estaria “em risco”.

Publicidade

“Não é seguro voltar para o Brasil. Somente por fazer meu trabalho regular como congressista, meu passaporte está em risco. O ministro do STF Alexandre de Moraes pediu ao Procurador-Geral da República que apreendesse meu passaporte atendendo um pedido feito por parlamentares do PT. Parece que cometi o “crime” de estar há muito tempo nos EUA. Eles tão com medo de mim ou de Donald Trump?

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações