Moro autoriza uso da Força Nacional em Rondônia por 15 dias

Decisão ocorre após a transferência de detentos do presídio de Presidente Venceslau (SP) para unidades federais

19 fev 2019 - 14h04
(atualizado às 14h33)

BRASÍLIA - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou nesta terça-feira, 19, o emprego da Força Nacional em apoio ao Estado de Rondônia.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça, Moro autoriza o emprego da Força "nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em apoio aos órgãos de segurança pública do Estado de Rondônia, em caráter episódico e planejado, pelo período de quinze dias". Esse prazo poderá ser prorrogado, se necessário.

Publicidade
Decisão de Moro ocorre após a transferência de detentos do presídio de Presidente Venceslau (SP) para unidades federais
Decisão de Moro ocorre após a transferência de detentos do presídio de Presidente Venceslau (SP) para unidades federais
Foto: Reprodução Google Street View / Estadão Conteúdo

A decisão ocorre após a transferência de detentos do presídio de Presidente Venceslau (SP) para unidades federais de Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília de integrantes da cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC), incluindo o líder do grupo, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. Na ocasião, o governo já havia autorizado o uso das Forças Armadas em Mossoró (RN) e Porto Velho (RO) para garantir a segurança dos presídios.

Segundo a Portaria publicada hoje, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Veja também

Saiba como funcionam as comissões temáticas do Congresso
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se