Morre aos 91 anos general Gleuber Vieira, ex-comandante e último ministro do Exército

Gleuber Vieira comandou o Exército de 1999 a 2003, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e foi o último ministro da Força antes da criação do Ministério da Defesa

19 jan 2025 - 18h14

Morreu neste domingo, 19, aos 91 anos, o ex-comandante do Exército, general Gleuber Vieira. Ele esteve à frente da instituição militar de 1999 a 2003, durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, e foi o último a ocupar o cargo de ministro do Exército antes da criação do Ministério da Defesa.

Gleuber Vieira, último ministro do Exército antes da criação do Ministério da Defesa
Gleuber Vieira, último ministro do Exército antes da criação do Ministério da Defesa
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro / Estadão

Nascido em 8 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro, e formado como aspirante a oficial de artilharia pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1954, Gleuber Vieira atingiu o mais alto posto da hierarquia militar ao assumir, entre 1º de janeiro e 10 de junho de 1999, o cargo de ministro do Exército - sendo o último a ocupar essa função antes da reformulação da estrutura das Forças Armadas.

Com a criação do Ministério da Defesa, assumiu, em 10 de junho de 1999, o posto de primeiro Comandante do Exército, função que desempenhou até 1º de janeiro de 2003. Durante seu comando, o Brasil ampliou a participação em missões de paz da ONU, incluindo operações em Moçambique e Angola. Ele também implementou mudanças institucionais, como a abertura dos Colégios Militares, do Instituto Militar de Engenharia e da Escola de Saúde do Exército para mulheres.

O general do Exército foi ainda autor de publicações, entre elas História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial (2001), e idealizou a Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb), criada para preservar a história militar e fortalecer sua conexão com a sociedade.

Em nota, o Exército lamentou o falecimento: "Prestamos nossas homenagens e expressamos as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com este grande líder. Que sua memória inspire futuras gerações de brasileiros a servir com honra e dedicação à Pátria".

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Publicidade
Gleuber Vieira, último ministro do Exército antes da criação do Ministério da Defesa
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro / Estadão
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se