O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que não tratou sobre ministérios e emendas durante a reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, que aconteceu nesta manhã, 5, no Palácio da Alvorada, em Brasília. As declarações foram dadas em entrevista à CNN.
"Não tratei de ministérios, não tratei de liberação de emendas e nem liberação de espaços. Isso não foi aventado nem pelo presidente. Falamos sobre articulação política", disse.
Lira também afirmou que agora o Congresso Nacional deve se concentrar na aprovação da reforma tributária. "Iremos focar na reforma tributária. Combinamos que a matéria irá para plenário ainda neste mês. É muito importante para o País. Minha obrigação é pauta-lá. É muito importante para atrair investimentos. Minha função é pautar o tema. É o que eu vou fazer", declarou Lira.
Em outro trecho da entrevista, o presidente da Câmara disse que o Congresso Nacional “é conservador e liberal”.
“O Congresso não é um Congresso que foi eleito progressista de esquerda. É um Congresso reformador, liberal, conversador, que tem posicionamentos próprios”, disse Lira.
Sobre a articulação política no Congresso, Lira afirmou que Lula tem se movimentado para aprovar os projetos de interesse do governo.
“O governo precisa se mobilizar, a articulação precisa estar mais atenta e eu penso que dentre todas essas articulações o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida”, completou.