O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, na tarde desta sexta-feira, 14, a nomeação do parlamentar Celso Sabino (União-PA) como novo ministro do Turismo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
A confirmação de Sabino para o cargo oficializa a saída de Daniela Carneiro, que voltará a exercer seu mandato como deputada federal.
Além do Turismo, o partido União Brasil também está à frente de mais 2 ministérios: Integração Nacional, com Waldez Góes, e Comunicações, com Juscelino Filho. Essas pastas são consideradas indicações do senador Davi Alcolumbre (AP).
Entenda indicação
Depois de extensas reuniões e negociações que se estenderam por mais de um mês, o presidente Lula confirmou na última quinta-feira, 13, a nomeação de Sabino para o Ministério do Turismo.
A indicação de Sabino como ministro do Turismo faz parte dos esforços do governo para fortalecer a articulação política no Congresso Nacional. Lula tem a expectativa de que a nomeação de Sabino garanta um maior apoio do União Brasil na Câmara dos Deputados, assim como ocorreu durante a votação da reforma tributária. Atualmente, o partido conta com 59 deputados na Casa.
O presidente está em processo de negociação com outros partidos do Centrão, que historicamente oferecem apoio aos governos em troca de cargos e recursos do orçamento federal. Atualmente, o governo conta com 37 ministérios. Essas negociações visam possíveis mudanças na composição ministerial.