Nunes acompanha coro com agentes da GCM: ‘Gás de pimenta na cara do vagabundo’

Prefeitura de São Paulo não quis se posicionar sobre a gravação

23 jan 2025 - 16h57
(atualizado às 17h35)
Prefeito de SP, Nunes aparece cantando com GCMs: ‘Gás de pimenta na cara dos vagabundos’
Video Player

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi gravado acompanhando um coro em que um grupo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) entoa: ‘Gás de pimenta na cara do vagabundo’. O registro foi feito durante cerimônia de formatura de 500 agentes do órgão na última terça-feira, 21, no Vale do Anhangabaú, na área central de São Paulo.

Nas imagens, o prefeito aparece sorrindo e batendo palmas em uma roda de guardas. Em determinados momentos da gravação, ele também parece arriscar acompanhar a música. 

Publicidade

Além de Nunes, o vice-prefeito, Coronel Mello Araújo, e o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, estiveram no evento da GCM.

Procurada pelo Terra, a Prefeitura de São Paulo afirmou que não irá se posicionar sobre o caso. 

Prefeito de SP, Nunes aparece cantando com GCMs: ‘Gás de pimenta na cara dos vagabundos’
Prefeito de SP, Nunes aparece cantando com GCMs: ‘Gás de pimenta na cara dos vagabundos’
Foto: Reprodução

Críticas da oposição

Por meio das redes sociais, membros da oposição criticaram o comportamento de Nunes. A vereadora Luna Zarattini (PT) definiu o gesto como “absurdo”. 

“O prefeito Ricardo Nunes foi flagrado cantando 'gás de pimenta na cara dos vagabundos' junto com agentes da GCM. Enquanto isso, enfrentamos uma escalada de violência policial e violações de direitos humanos. É assim que ele governa São Paulo? Com desprezo pelas vidas e pela democracia?”, questionou.

Publicidade

A deputada federal Juliana Cardoso (PT) endossou as críticas e considerou um apoio à “política de repressão”.

“Prefeito que canta 'gás de pimenta na cara dos vagabundos' legitima a escalada da violência policial e normaliza a violação dos direitos humanos. Mais uma demonstração de que Ricardo Nunes apoia a política de repressão”, completou.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações