Deputados de oposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara apresentaram requerimentos para ouvir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso nesta segunda-feira, o ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures, ministros do atual governo e pessoas próximas a Michel Temer para falarem sobre a denúncia contra o presidente por corrupção passiva.
Até o momento, foram apresentados 14 requerimentos na comissão, nenhum deles por integrantes da base aliada. A maioria dos pedidos, 13, foram apresentados por deputados do PT.
Entre os pedidos de convocação, estão os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Wellington Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência. Deputados querem ainda convidar Janot e também os empresários Lúcio Funaro e Ricardo Saud, que fizeram acusações contra Temer.
Na tarde desta terça-feira, o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), vai anunciar quem será o relator da denúncia contra o presidente no colegiado. Caberá ao relator instruir o processo e se manifestar a favor ou contra os pedidos de depoimento, que precisam ser votados pelo plenário da CCJ.
O governo quer acelerar a votação da denúncia contra Temer e barrar no voto a autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue se vai receber a acusação criminal contra o presidente por corrupção passiva.
veja também: