Pablo Marçal confirma que irá se candidatar à Presidência em 2026

Empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo será o candidato do PRTB

8 jan 2025 - 07h46
(atualizado às 07h52)
Pablo Marçal será candidato à Presidência em 2026
Pablo Marçal será candidato à Presidência em 2026
Foto: Divulgação

O empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) confirmou que irá se candidatar à Presidência da República em 2026. Ele será candidato pelo PRTB, mas a sigla passará a se chamar “Brasileiro”, de acordo com o presidente do partido, Leonardo Avalanche.

“Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirmou Marçal. O partido também considera uma dobradinha entre Pablo Marçal e o cantor Gusttavo Lima, que também afirmou ter interesse em concorrer à Presidência em 2026.

Publicidade

Pablo Marçal diz ser ex-coach e é empresário. Em 2024, ganhou notoriedade ao se candidatar a prefeito de São Paulo. Em 2022, ele também tentou se candidatar à Presidência pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Na ocasião, o patrimônio declarado por Marçal à Justiça Eleitoral era de quase R$ 88 milhões. Ele foi alvo de uma ação da Polícia Federal em uma operação que investigava crimes eleitorais, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro em 2022.

Marçal sinalizava que tentaria uma candidatura como deputado, mas o partido o lançou como candidato ao Planalto. A candidatura, porém, foi retirada pelo partido. O empresário decidiu apoiar o então candidato Jair Bolsonaro. Sem ser candidato à Presidência, Marçal tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o TSE suspendeu a candidatura.

Ex-coach, polêmicas e cadeirada

Após a tentativa frustrada de sair como candidato nas eleições presidenciais de 2022, Pablo Marçal se dedicou à carreira de coach e influenciador digital. Atualmente, ele tem 12,8 milhões de seguidores só no Instagram, mas diz ser um ex-coach.

Publicidade

Em janeiro de 2023, Marçal levou 60 pessoas para subir o Pico dos Marins, no interior de São Paulo, sob péssimas condições climáticas. O grupo se perdeu no local, a 2.400 metros de altitude. Foi devido a esse episódio que Marçal ganhou o apelido de "coach messiânico".

O nome do candidato virou assunto novamente após um técnico de audiovisual morrer devido a uma descarga elétrica, e cair de uma altura de quase três metros em um dos estúdios do coach. O caso aconteceu poucos dias depois de uma pessoa morrer durante uma maratona de rua, realizada pelo grupo empresarial comandado por Marçal, em São Paulo.

Já durante a corrida eleitoral municipal de 2024, enquanto candidato à Prefeitura de São Paulo, Marçal se envolveu em diversas polêmicas. Durante um debate organizado pela TV Cultura, o empresário e o jornalista José Luiz Datena se envolveram em uma discussão, e Datena atirou uma cadeira em cima de Marçal. A cena viralizou nas redes sociais.

TV Cultura divulga imagens inéditas da cadeirada de Datena em Marçal no debate
Video Player

Ainda durante as eleições municipais, Marçal divulgou um laudo falso sobre o candidato Guilherme Boulos (PSOL). O documento era assinado por um médico que já havia morrido, e narrava uma suposta internação de Boulos por uso de cocaína. Tanto a Polícia Civil como a Polícia Federal concluíram que o laudo divulgado por Marçal era falso. A filha do médico chegou a entrar com ações na Justiça pedindo uma indenização de R$ 150 mil. O empresário foi indiciado pela PF no caso.

Publicidade

Marçal foi cogitado pelo SBT para ser apresentador do programa Casos de Família, fez testes, e chegou a comemorar a contratação nas redes sociais. No entanto, foi desmentido pela própria emissora, que contratou a apresentadora Cariúcha para o programa.

PRTB irá se chamar “Brasileiro”

A mudança de nome do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, para “Brasileiro”, segundo Leonardo Avalanche, tem o objetivo de ser mais simples e direta. “Esta transformação é um passo importante para consolidar a nova identidade do partido e fortalecer sua presença nas próximas disputas eleitorais”, pontuou o presidente do partido.

Os diretórios do partido serão organizados pelo deputado Marcelo Cruz (PRTB-RO), para lançar candidatos ao governo do Estado e ao Senado. Cruz deve se reunir em Brasília com Avalanche e Marçal para discutir as novas etapas.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações