O prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), afirmou que ele e sua esposa, Daniela Carneiro, ministra do Turismo, pagaram "um preço muito caro" pelo apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva no estado do Rio de Janeiro. As declarações foram dadas ao programa Estúdio i, da GloboNews, nesta segunda-feira, 12.
"A ministra Daniela é de um estado importante, o Rio de Janeiro, território totalmente bolsonarista, onde nós levamos a campanha do presidente Lula em toda a Baixada Fluminense, no interior, no noroeste. Encorajamos muitas pessoas e pagamos um preço muito caro por isso", disse.
Waguinho classificou como "um erro" uma eventual troca do comando do Ministério do Turismo. Ele ressaltou que Daniela foi a deputada federal mais votada no estado do Rio de Janeiro em 2022.
"Tirar uma mulher, a [deputada federal] mais votada do estado do Rio de Janeiro, evangélica, que consegue agregar muito, e colocar no lugar dela um homem bolsonarista é não valorizar o empoderamento das mulheres", completou.
A chefia do Ministério do Turismo tem sido alvo de intensas especulações acerca de uma possível substituição. A permanência de Daniela Carneiro no cargo tem sido questionada, devido à sua recente desfiliação do partido União Brasil em abril. Na ocasião, ela alegou ter sofrido assédio por parte da direção nacional da legenda.
Além disso, há preocupações sobre a falta de alinhamento do partido com o governo nas votações realizadas na Câmara dos Deputados. O prefeito anunciou que ele e sua esposa têm uma reunião agendada com o presidente Lula entre hoje e terça-feira, 13.