A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 21, uma operação para prender 2 suspeitos de terem participado dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasilía. Um dos alvos segue foragido, segundo a corporação.
A ação faz parte da 20ª fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar suspeitos de agir, financiar e fomentar os atos antidemocráticos do início do ano.
De acordo com a PF, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso e Paraíba. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em nota, a PF informou que os alvos da operação realizada nesta terça são suspeitos de gravar vídeos durante a invasão ao Palácio do Planalto, que foram posteriormente compartilhados nas redes sociais. De acordo com investigadores, a iniciativa incentivou outras pessoas a se unirem aos ataques contra as instituições.
Aida de acordo com a PF, os suspeitos podem ser responsabilizados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, bem como violações previstas na legislação antiterrorismo.