O governador do Piauí, Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB), foi oficializado candidato à reeleição nesta sexta-feira com a presença dos presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Mesmo com agendas confirmadas na convenção do PMDB em Teresina, os dois candidatos à Presidência evitaram dividir o mesmo palanque na capital piauiense.
No Piauí, o PMDB rompeu com a candidatura da presidente Dilma Rousseff após crise sobre o sistema energético e a suspensão da operação de carros-pipa no Estado. A coligação governista reúne 18 partidos encabeçados pelos PMDB, PSDB e PSB. O candidato à vice é o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, uma indicação dos tucanos. Já para a chapa ao Senado foi oficializado o ex-governador Wilson Martins, do PSB.
Mesmo não dividindo o mesmo palanque em Teresina, Aécio Neves e Eduardo Campos sustentaram discursos parecidos no Piauí. Ambos criticaram o governo da presidente Dilma Rousseff e afirmaram que o Estado foi “esquecido” pelo Palácio do Planalto. “Não tenho nada contra o Lula e Dilma, entendemos que houve avanços. O que não aceitamos mais é que o Piauí seja discriminado. Há 38 anos aguardamos um porto e o governo federal até agora não fez nada”, disse o governador.
A organização da convenção planejou para que Aécio abrisse o evento e Campos o encerrasse. A estratégia deu certo, e os dois presidenciáveis não se cruzaram. Na capital piauiense, o tucano disse que está conseguindo adesão da base de Dilma, devido ao afastamento dos líderes com o poder central. “O que está ocorrendo de forma clara é um distanciamento de lideranças importantes de vários partidos, especialmente do PMDB, porque o governo Dilma fracassou...”, disse Aécio.
Tanto Aécio como Campos criticaram os boatos de que eles estão defendendo o fim do programa Bolsa Família. “Isso é mentira, terrorismo que vamos acabar com o Bolsa Família. Vamos é manter e ampliar o programa”, disse Eduardo Campos.
Em seu discurso, Campos disse que o Nordeste é a solução para o Brasil e que a região não pode ser visto como curral eleitoral de “beltrano ou beltrana”.
O principal adversário do governador Zé Filho é o senador Wellington Dias, que foi homologado candidato do PT também na tarde desta sexta-feira. O PT conta com o apoio do PP do senador Ciro Nogueira e do PTB.