Policiais militares usaram spray de pimenta para conter um tumulto em um dos acessos à Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (30). Segundo a corporação, manifestantes contrários à redução da maioridade penal tentaram forçar a entrada da Casa e jogaram cones em direção às portas de vidro.
A PM fez um cordão de isolamento em frente de diferentes acessos à Câmara dos Deputados. A segurança interna é feita pela Polícia Legislativa, que também montou diferentes pontos de bloqueio dentro da Casa.
Siga o Terra Notícias no Twitter
De acordo com a PM, o spray foi usado diante do grande número de manifestantes, para garantir a ordem. Não há registros de feridos e detidos.
Nesta terça-feira, a Câmara deve votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz para 16 anos a maioridade penal em caso de crimes graves. Entidades estudantis são contrárias à medida e tentam acompanhar a votação.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acertou com líderes partidários a distribuição de senhas para o acesso às galerias do plenário. Manifestantes favoráveis e contrários à redução da maioridade penal conseguiram acessar o local, mas estudantes que obtiveram salvos-condutos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) foram barrados.
Mais cedo, o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) chegou a ser derrubado no caminho ao plenário em meio a uma confusão com jovens.