A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira, 7, mais três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, informa a corporação em nota.
Essa é a quinta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos terroristas no dia 8 de janeiro em Brasília. Na ocasião, os prédios do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado nos locais.
"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", completa a PF, que tornou a operação permanente.
Segundo o Poder 360, agentes da PF prenderam quatro policiais militares do DF, como o coronel João Eduardo Naime Barreto, que era o responsável pela segurança na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro.
Em toda a operação, até o momento, já foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão.