A socialite Val Marchiori teve o patrocínio do Banco do Brasil no quadro que apresentava no programa de TV Amaury Junior, entre 2010 e 2011, segundo informações publicadas nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. A publicidade custou R$ 350 mil ao ano e foi paga durante a gestão de Aldemir Bendine na presidência da instituição – atualmente ele preside da Petrobras.
Em entrevista ao UOL em abril de 2012, o apresentador Amaury Junior afirmou que o dinheiro era só para Val Marchiori, já que ela levou o patrocínio para o quadro. De acordo com a Folha, a socialite e Bendine são amigos há anos. Na segunda-feira, a Folha publicou que Bendine teria dado carona a Marchiori num jato a serviço do BB, em abril de 2010.
A viagem teria como destino a Argentina, onde ambos ficaram hospedados no mesmo hotel, em Buenos Aires. Já em 2013, o BB emprestou R$ 2,79 milhões à Torke Empreendimentos, empresa de Val Marchiori, driblando uma série de regras internas da instituição e a juros subsidiados pelo governo.
Bendine e o BB negam que ela tenha voado no jato a serviço do BB e que o banco tenha pagado a estadia de Marchiori. Segundo Bendine, a estadia foi coincidência. A Polícia Federal, por determinação do Ministério Público, instaurou um inquérito para apurar se houve irregularidades na concessão do empréstimo. Em seu site, Marchiori negou que tenha sido beneficiada pelo Banco do Brasil em suas atividades profissionais.