Na tarde desta quarta-feira, 1º, Fuad Noman (PSD) foi empossado para o seu novo mandato à frente da Prefeitura de Belo Horizonte, mas, devido a complicações de saúde, o prefeito participou da cerimônia de maneira virtual. Em tratamento contra câncer e com imunidade baixa, Fuad foi orientado a evitar contato com grandes aglomerações.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O discurso de posse, que seria feito por Fuad, foi lido pelo vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União Brasil), que se emocionou ao interpretar as palavras de Noman. Em transmissão de vídeo, o prefeito apareceu debilitado, com fala arrastada.
De forma remota, o prefeito Fuad Noman (PSD) tomou posse nesta quarta-feira (1°) na Câmara de BH. Debilitado e de máscara em função de uma recuperação de um tratamento contra o câncer, Fuad fez o juramento ao lado da primeira-dama, Mônica Drumond, e foi aplaudido de pé pelos… pic.twitter.com/Jr1TqB7hdR
— O Tempo (@otempo) January 1, 2025
Em seu discurso, Fuad Noman explicou as razões que o levaram a se lançar na política aos 77 anos. "Muita gente tem me perguntado desde a eleição o porquê de eu estar aqui. Pessoas que me conhecem e até mesmo desconhecidas têm curiosidade para saber as razões de um homem de 77 anos, com a situação financeira resolvida, decidir entrar na política e disputar uma pesada eleição, em vez de curtir os netos ou viajar para conhecer os países que tem vontade de visitar", afirmou o prefeito.
Fuad destacou sua ligação com Belo Horizonte, cidade onde nasceu, cresceu e viveu a maior parte de sua vida. Ele também agradeceu a confiança da população, relembrando os avanços alcançados durante seus primeiros dois anos e nove meses de mandato, com a recuperação de centros de saúde, a construção de uma nova maternidade e a implementação de melhorias em centenas de escolas municipais.
Metas para o próximo mandato
O prefeito enumerou diversas ações já realizadas, como o aumento de novos ônibus no transporte público e a implementação de linhas de tarifa zero para a população mais vulnerável. Ele também mencionou os avanços na segurança, com a ampliação do efetivo da Guarda Municipal e investimentos em equipamentos.
Além disso, Fuad enfatizou seu foco na saúde, com a ampliação da rede de centros de saúde e melhorias na cobertura vacinal, e na educação, com a construção de novas escolas municipais e a universalização das vagas nas creches.
"Temos o compromisso para a implantação de novas unidades do CRAS e do Centro de Referência da Pessoa Idosa, com a construção de cozinhas comunitárias em todas as regionais", afirmou, destacando ainda o foco em ações de combate à desigualdade social.
O prefeito também citou as ações em andamento para revitalizar a cidade, com destaque para as obras no Centro e os projetos para a contenção de enchentes. Fuad destacou o prêmio recebido por Belo Horizonte como Cidade do Futuro e o investimento no Carnaval, que gerou mais de R$ 1 bilhão em movimentação econômica para a capital mineira.
Em sua mensagem final, Noman reafirmou seu compromisso com a cidade e com seus cidadãos: "A prioridade da minha gestão é o cidadão de Belo Horizonte. O trabalho é para que a cidade seja de todos e para todos."