O prefeito reeleito da cidade de Santa Quitéria, no Ceará, foi preso em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil horas antes de sua posse, na quarta-feira, 1º. José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha (PSB), é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV), que teria agido para garantir a vitória do candidato.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em nota, a Polícia Federal informou que a operação realizada visava desarticular esquemas criminosos relacionados às eleições municipais de 2024.
Segundo a instituição, foi apurado que chefes de uma organização criminosa, com apoio financeiro e logístico de outros investigados, atuaram para beneficiar candidatos específicos no município de Santa Quitéria. Entre os crimes identificados estão ameaças diretas, ameaça a moradores e uso indevido de recursos públicos para atender aos interesses do grupo criminoso.
Com a prisão preventiva, Braguinha foi impedido de iniciar o novo mandato. De acordo com o jornal O Povo, o vereador Joeb Barroso (PSB), filho do prefeito preso, é quem assumirá interinamente a Prefeitura. Isso porque Joel foi reeleito presidente da Câmara Municipal, também em sessão realizada na quarta-feira.
Segundo a PF, foram cumpridos ainda mandados de busca e apreensão e o afastamento de servidores municipais. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará em processo que corre em segredo de justiça.
"As investigações continuam com a análise de materiais apreendidos e ações para identificar outros envolvidos. As forças de segurança reforçam o compromisso com a justiça e a garantia de um processo eleitoral transparente e legítimo", finaliza a nota da Polícia Federal.