O prefeito de Sorocaba, no interior de São Paulo, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira, 20, a assinatura de um decreto que estabelece diretrizes para fortalecer laços entre a cidade paulista e os Estados Unidos. A publicação do decreto coincide com a posse de Donald Trump como presidente dos EUA.
Manga usou seu perfil no Instagram para afirmar que o decreto garantiria "livre trânsito" entre Sorocaba e os Estados Unidos, facilitando o intercâmbio de políticos, empresários e estudantes, de acordo com ele. Apesar disso, o texto legal não aborda isenções, como o visto obrigatório para brasileiros que desejam ingressar no território americano, limitando-se à criação de parcerias institucionais.
O Estadão entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba e aguarda retorno.
O prefeito convidou oficialmente Donald Trump para visitar Sorocaba e afirmou que o município está preparado para receber norte-americanos interessados em trocar experiências. "Trump, pode vir para Sorocaba!", disse.
Segundo o decreto, que não menciona o "livre trânsito" citado pelo prefeito, Sorocaba poderá firmar parcerias com entidades governamentais, empresariais e acadêmicas dos EUA, com foco em promover desenvolvimento econômico, intercâmbio cultural e tecnológico, e cooperação em governança pública. Esses objetivos poderão ser alcançados por meio da formação de comitês, realização de seminários e colaboração com organismos internacionais.
"Nós sabemos que aquele país vai viver um momento de grande prosperidade agora com a posse de Trump e nós não queremos perder essa oportunidade", afirmou Manga.
Em declarações anteriores, Manga havia prometido um encontro com Trump após a posse para fortalecer os laços entre os dois países.
Como mostrou a Coluna do Estadão, a proposta foi anunciada em novembro de 2024, após a vitória de Trump nos Estados Unidos. Na ocasião, o prefeito prometeu apresentar, ainda em novembro, uma proposta de pacto de desenvolvimento econômico em parceria com o país norte-americano, afirmando que se encontraria com Trump para discutir o tema.
Não há, na prática, qualquer base legal para o "livre trânsito" mencionado por Manga, o que limita o impacto imediato das medidas anunciadas. Ainda assim, o prefeito enxerga potencial de Sorocaba para atrair investimentos e compartilhar experiências com os Estados Unidos.