Nomeado interventor federal da área de segurança no Distrito Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ricardo Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, formado em jornalismo e especialista em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Neste domingo, 8, Lula decretou a intervenção federal no DF contra os atos terroristas que ocorrem em Brasília. Milhares de pessoas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal nesta tarde.
De acordo com perfil publicado pelo O Globo, Cappeli nasceu em 1972, formou-se em jornalismo pela Unieuro e foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre os anos de 1997 e 1999.
Antes de completar 30 anos, deu início a sua carreira no serviço público, sendo coordenador especial de Políticas Públicas para Juventude, no Rio de Janeiro. Três anos depois, quando Lula foi presidente pela primeira vez, o interventor foi nomeado diretor do Departamento de Esporte Universitário do Ministério do Esporte.
Pouco depois, em 2005, deixou o cargo e foi para a Prefeitura de Nova Iguaçu, onde assumiu como secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, e em 2009, voltou ao Ministério do Esporte, sendo primeiro diretor do departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, e depois como Secretário Nacional de Esporte. Nessa época, se tornou especialista em administração pública.
Em 2015, Flávio Dino se tornou governador do Maranhão, e então nomeou Cappelli como secretário de representação da administração estadual em Brasília.