Saiba quem é Marcos do Val, senador bolsonarista alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal

Parlamentar acumula polêmicas, é aliado de primeira hora de Bolsonaro e já treinou figurantes para 'Tropa de Elite'

15 jun 2023 - 19h14
(atualizado às 21h07)
Rede social do senador Marcos do Val, alvo de operação da PF, é bloqueada
Rede social do senador Marcos do Val, alvo de operação da PF, é bloqueada
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado / Estadão

Alvo de mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira, 15, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) acumula histórico de polêmicas em sua carreira política, com declarações contraditórias, ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Antes de chegar a Brasília, passou pelo Exército, criou um centro de treinamento - afirma ser ex-instrutor da Swat - e preparou figurantes para o filme Tropa de Elite.

Publicidade

Desde o confronto no Senado, Do Val costuma citar Dino em suas postagens nas redes sociais. No dia 17 de maio, o parlamentar publicou a foto de um pen drive em seu Twitter, cujo conteúdo guardaria "imagens bombásticas feitas por drones e documentos" que acarretariam na queda do ministro e também do presidente Lula. As supostas revelações nunca foram postas a público pelo senador.

Nesta quinta, os policiais vasculharam o gabinete do parlamentar no Senado e seus dois endereços no Espírito Santo. Ele é investigado pelos crimes de divulgação de documento confidencial, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se