Saída de Barbosa pega de surpresa ministros do Supremo

29 mai 2014 - 14h59
(atualizado às 16h21)

Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria do STF
Video Player
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram surpreendidos pela decisão do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, de anunciar sua aposentadoria nesta quinta-feira. Ao chegarem ao plenário, os magistrados comprovaram o isolamento de Barbosa ao dizer que não tinham conhecimento dos motivos que levaram o presidente do Supremo a anunciar sua renúncia.

"Não sabíamos de nada. Pelo menos eu não tinha conhecimento de que ele deixaria o tribunal. Pega de surpresa o Supremo, pelo menos um dos integrantes, que sou eu", disse o ministro Marco Aurélio Mello, para quem Barbosa "ficará conhecido como relator da ação penal 470, a denominada ação do mensalão”.

Publicidade

Para o ministro, Barbosa sai por problemas de saúde. "Eu não concebo que alguém vire as costas para uma cadeira no Supremo espontaneamente.”

A mesma reação tiveram Ricardo Lewandowski e Teori Zavascki. Enquanto Lewandowski não sabia sequer quando assumirá o comando do Supremo, ainda que inicialmente de forma interina, Zavascki destacou o aspecto quase inédito da decisão de Barbosa.

"Pra mim foi uma surpresa. Eu não sabia. Já houve outros casos de ministros renunciando, mas é raro”, disse o ministro.

Luís Roberto Barroso também mostrou que Barbosa não costuma compartilhar suas decisões. Para o ministro, apesar de não concordar com suas decisões, a admiração pelo trabalho desempenhado por Barbosa à frente do Supremo ficará marcada na história.

Publicidade

"Mesmo não concordando com todas as posições, eu concordo com muitas. Tenho admiração por ele e o quero bem”, disse o ministro antes da sessão.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações