Após pressão para que o Brasil se posicionasse em relação à reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta semana, que o processo não teve “nada de anormal”. Para o colunista de política do Terra, Guilherme Mazieiro, a situação, na verdade, não tem nada de normal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Lula falou que não vê nada de anormal acontecendo na Venezuela e que se a oposição vê dúvida do resultado, que acione a Justiça”, resumiu. “Só que essa fala é desastrosa porque a situação na Venezuela não tem nada de normal. Para uma democracia, não é normal ter dificuldade com a eleição, um cenário que não tem transparência dos resultados das eleições, de como se deu o processo eleitoral”, complementou o colunista, em análise durante o programa Terra Agora, nesta quinta-feira, 1º.
Mazieiro chamou a atenção para o fato de Lula já ter sido preso na ditadura militar no Brasil e ter resistido a uma tentativa de golpe em janeiro de 2023. “Então, o presidente Lula sabe, na prática, o que é um regime democrático, um país democrático, e o que é um regime ditatorial, autoritário”, frisou.
Falas como essa de Lula afetam a popularidade de seu governo. Por isso, como pontuou, o Itamaraty, por sua vez, tem mais cautela ao se posicionar. Segundo Mazieiro, o Itamaraty afirmou estar acompanhando o processo eleitoral da Venezuela com atenção e que aguarda os dados do Conselho Nacional Eleitoral, sobre a eleição.
O Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do Terra, Youtube e nas redes sociais do Terra.