STF retoma julgamento sobre validade do orçamento secreto; siga

Voto da presidente da Corte, Rosa Weber, será analisado na sessão desta quarta-feira, 14, em Brasília

14 dez 2022 - 14h39
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, chega para Sessão Plenária na sede do tribunal em Brasilia-DF.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, chega para Sessão Plenária na sede do tribunal em Brasilia-DF.
Foto: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO / Estadão

O Supremo Tribunal Federal (STF)  retoma nesta quarta-feira, 14, o julgamento que a avalia constitucionalidade das emendas de relator (RP9), conhecidas popularmente como orçamento secreto. A ação começou a ser julgada ainda na semana passada, mas teve a sessão suspensa sem que nenhum membro da Corte revelasse o seu voto.

Na sessão, foram ouvidos os advogados dos partidos que ingressaram com ação para pedir a inconstitucionalidade das emendas de relator (RP9), do  Congresso, e também o advogado-geral da União, Bruno Bianco. 

Publicidade

Ao todo, quatro ações contestam as chamadas emendas de relator ao orçamento. Elas foram protocoladas por três partidos de oposição ao governo Jair Bolsonaro (PL) - PSOL, Cidadania e PSB - e pedem que o orçamento secreto seja declarado inconstitucional.

Segundo essas ações, as emendas ferem diversos princípios da Constituição: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na destinação dos gastos públicos.

Assista!

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se