STF vota para condenar 'Fátima de Tubarão' a 15 anos de prisão pelo 8 de janeiro

Mulher já foi condenada em 2014 por tráfico de drogas com envolvimento de menor de idade

2 ago 2024 - 11h34
(atualizado às 11h45)
'Fátima de Tubarão' estava nos atos golpistas em Brasília
'Fátima de Tubarão' estava nos atos golpistas em Brasília
Foto: Reprodução/Twitter

A condenação de Maria de Fátima Mendonça Jacinto, de 67 anos, está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 8. O julgamento ocorre no plenário virtual e os ministros podem depositar o voto até às 23h59 da próxima sexta-feira, 9.

Maria de Fátima, conhecida como 'Fátima de Tubarão', foi presa na Operação Lesa Pátria da Polícia Federal em janeiro de 2023 após ter participado do 'pelotão da frente' nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Publicidade

Em julho deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, que também é relator do processo, decidiu manter a prisão preventiva da idosa.

Em vídeos que mostram a invasão em Brasília no 8 de Janeiro, Fátima aparece aos gritos de: "Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!". Como relator do caso, Moraes foi o primeiro a votar por condenar Fátima a 15 anos e seis meses de prisão.

A ré deve responder por quatro crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado. Além disso, o ministro também cobra dela e dos demais condenados a pagar indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Fátima também já foi julgada por tráfico de drogas com envolvimento de menor de idade em 2014. Na época, ela foi condenada a mais de 4 anos de prisão em regime semiaberto, mas a pena passou para 3 anos e 10 meses após a Defesa recorrer. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se